Ontem fui ver este magnífico filme à magnífica cidade de Setúbal. Foi remédio santo contra a má disposição!
O filme estreou internacionalmente na Selecção Oficial de Cannes 2004, onde foi recebido com aplausos.
"A Vida é Um Milagre" é a última obra de Emir Kusturica . Este realizador dos Balcãs é um dos cineastas contemporâneos mais adorados em todo o mundo. Até em Portugal Emir Kusturica se tornou um nome de culto graças a filmes como "O Pai foi em Viagem de Negócios", que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes (1985), "O Tempo dos Ciganos", com o qual conquistou o prémio de Melhor Realizador, também no Festival de Cannes (1988), "Arizona Dream", que arrecadou o Urso de Prata no Festival de Berlim (1993), "Underground", que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes (1995) e, claro, "Gato Preto, Gato Branco", que conquistou o Leão de Prata no Festival de Veneza (1998).
O filme leva-nos até à Bósnia, no ano de 1992. Conta-nos a história de Luka, um engenheiro sérvio de Belgrado, que vai com a mulher, Jadranka, cantora de ópera, e o filho, Milos, jovem jogador de futebol, para uma aldeia no meio de nenhures ajudar a construção de uma linha de caminhos-de-ferro que transformará a região num local de turismo. Os rumores de guerra são cada vez mais insistentes, mas Luka está entregue ao seu projecto, e, cego pelo seu optimismo natural, não os ouve. Até que a guerra eclode e sua vida desmorona-se. O filho Milos é chamado para o exército e a mulher, Jadranka foge com um músico.
Com o seu natural optimismo, Luka espera o regresso da mulher e do filho. Mas Jadankra não regressa. Milos é feito prisioneiro e os militares sérvios confiam-lhe a guarda de Sabaha, refém muçulmana. Esta deverá servir de moeda de troca para recuperar Milos. Mas o amor atinge Luka, que se apaixona pela mulher destinada a ser trocada pelo seu filho. Não há hora nem local marcados para o amor...
Um excelente filme, com uma banda sonora delirante da No Smoking Orchestra, a banda do realizador.
1 Comments:
É um filme engraçado, bem ao estilo do Kusturica, mas não supera o grandioso "Gato preto Gato branco".
Enviar um comentário
<< Home